Instituição oferece 16 novos cursos. As aulas começam em fevereiro.

A Universidade da Amazônia (Unama) divulgou, às 12 horas de ontem, o nome dos 19 mil candidatos aprovados em seu processo seletivo para 49 cursos de graduação, o Vestibular Unama 2015.1. O listão do vestibular da instituição foi simultaneamente divulgado pela Rádio Unama, no site oficial da universidade e afixado nas paredes do hall da sede localizada na Avenida Alcindo Cacela, no Umarizal. O primeiro lugar do concurso foi de Gabriela Pinagé Soares, que fez 192,5 pontos e passou no curso de bacharelado em Direito - turno matutino. Vanessa Moita Azevedo e Letícia Yukimi Lustosa Okajima conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugares, ambas com 187,5 pontos. Vanessa passou para o curso de Direito - turno matutino, e Letícia foi aprovada na turma de Direito - turno vespertino.

A Unama informou que nos primeiros 10 minutos após a divulgação do listão em sua página eletrônica, o sistema digital apresentou problemas de conexão devido ao alto número de pessoas que tentavam acessar a informação. Em 2013, a instituitação utilizou três servidores eletrônicos como fontes originárias da lista para que não ocorresse travamentos, mas neste ano a divulgação foi feita diretamente do sistema do Grupo Ser Educacional, de Recife, que tornou-se proprietário da Unama em maio de 2014. “O travamento foi apenas durante o início da publicação, depois tudo foi normalizado”, afirmou um funcionário da universidade.

Muitos aprovados foram até a sede da Alcindo Cacela para conferir o resultado pessoalmente. Grupos de amigos e familiares se emocionaram e comemoraram com a tradicional quebra de ovos na cabeça dos calouros. “Eu estava muito ansiosa para saber se tinha passado, por isso estou aqui na Unama desde as 10h. Eu nem consegui dormir”, relatou a estudante Ana Paula Araújo, de 17 anos. A jovem ingressará no curso de Psicologia a partir do próximo ano. “Apesar de ter sido bastante concorrido, escolhi o curso de Psicologia por ser uma área que me identifico desde o ano passado”, revela.

Gabriela Pinagé Soares, 20 anos, a dona do primeiro lugar do vestibular da Unama, estava em sala de aula quando recebeu a notícia. O resultado lhe trouxe alegria por representar o reflexo de uma rotina intensa de estudos. “É claro que me sinto muito feliz, é um acontecimento significativo, mas há muito por vir”, diz com precaução. Gabriela tentará ainda, pelo terceiro ano consecutivo, uma vaga em um curso de medicina. Segundo ela, este é o seu principal objetivo. “Acho que decidi estudar medicina desde que saí da barriga da minha mãe”, afirma. A comemoração do vestibular da Unama será dividida com sua irmã, que foi aprovada no curso de Arquitetura, da mesma instituição.
Para obter boas notas, Gabriela estuda em sua escola de 7h às 14h. Nas outras horas do dia estuda em casa e, aos sábados, faz um curso específico de redação. Perguntada sobre a atividade que costuma fazer para relaxar, ela afirma, entre risos, que escolhe dormir. “É a única coisa que faço. Ou ler para as provas”, revela. Até 21h de ontem, Gabriela ainda estaria em sala de aula.

EXAME
A prova do Vestibular Unama foi aplicada no dia 23 de novembro, nos quatro campi da Universidade, e neste processo seletivo foram ofertadas 19 mil vagas em 49 cursos, sendo 16 deles inéditos em relação ao vestibular 2013. Outra novidade igualmente importante para os calouros é que o Financiamento Estudantil (Fies) valerá, e ainda com adesão ilimitada, para todos os aprovados que se encaixarem nos requisitos exigidos pelo programa federal. O exame continha uma redação valendo 100 pontos e 40 questões objetivas de respostas de múltipla escolha envolvendo as disciplinas Língua Portuguesa e Literatura Luso-Brasileira, História, Geografia, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Física, Química e Biologia. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2015.
MATRÍCULA
No ato da matrícula, deve ser apresentada a seguinte documentação: Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original e cópia), Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia), Certidão de Nascimento e Casamento (original e cópia), Cédula de Identidade (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (cópia), foto 3x4 atual e comprovante de pagamento da primeira parcela da semestralidade de 2015.1 (original e cópia). Em caso de dúvidas, o aprovado deve entrar em contato com a Central de Atendimento do campus Alcindo Cacela, pessoalmente ou pelo telefone (91) 4009-3100.
Fonte ormnews

Publicação: Elyon Gomes - Regional Agora

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top